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terça-feira, 15 de outubro de 2013

INCLUSÃO DIGITAL

Em nossa leitura sobre o uso das tecnologias digitais e a nova concepção de alfabetização nessa área, na disciplina Recursos Tecnológicos no Ensino do Português, podemos constatar que a exclusão digital ainda é uma realidade bem presente em nosso país.
Muito se tem discutido sobre as questões de alfabetização e letramento digital. O mundo atual requer mais do que o simples conhecimento de noções acerca da importância que as novas tecnologias têm.
Apesar de exigências cada vez maiores no campo do saber tecnológico, muitos professores não dispõem desse acesso, talvez porque não acompanharam essa evolução ou porque não lhes foi garantido uma formação voltada para esse fim. No entanto, o professor deve ser orientador nesses processos. O papel do professor é ser um suporte entre a tecnologia e a aprendizagem do aluno. FELIZ DIA DO PROFESSOR!
Referencia: FRADE, Isabel Cristina A. da Silva. Alfabetização digital: problematização do conceito e possíveis relações com a pedagogia e com aprendizagem inicial do sistema da escrita. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005, p. 73-76

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