Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

PESQUISA DE CAMPO

Na última semana, conforme requisitado pela professora da disciplina Recursos Tecnológicos no Ensino de Português, Suelem Bezerra, realizamos uma pesquisa de campo em três escolas, duas no município de Barcarena e uma no município de Abaetetuba, com o objetivo de analisarmos como e de que forma a tecnologia é utilizada no processo de ensino.

Na primeira escola de Barcarena, o laboratório de informática encontra-se desativado devido à falta de profissionais capacitados para desenvolver atividades; a escola que também se encontra em reforma não possui nenhum projeto voltado para a área de informática. Os professores fazem uso de seus próprios notbooks já que a escola não disponibiliza tal recurso.

Já na segunda escola há um laboratório com 13 computadores em funcionamento que conta com um profissional o qual ministra aulas de informática para duas turmas por turno. Baseado em um livro de apoio, as atividades no laboratório são ministradas de segunda a quinta-feira. Segundo o responsável por essas aulas, os alunos maiores não demonstram interesse pela área de informática, provavelmente porque os computadores não dispõem de acesso à internet.

A terceira instituição, a do município de Abaetetuba, possui um laboratório desde agosto deste ano. Com 16 computadores em funcionamento, porém sem acesso à internet, o laboratório é usado apenas para aulas de computação ministradas uma vez por semana para cada turma.


Diante disso, podemos notar que os recursos tecnológicos ainda não estão acessíveis a todos as escolas e nas quais estão, o uso é bastante restrito e os alunos são submetidos a meras aulas de computação sem ligação direta com os conteúdos presentes no currículo escolar.

O número de computadores ainda é muito abaixo da média da demanda de alunos; além disso, a falta de profissionais capacitados para monitorarem o funcionamento dos equipamentos é uma realidade que ocasiona a exclusão digital dos alunos. A falta de capacitação dos próprios professores com as novas tecnologias dificulta aulas mais produtivas.

Alunas: Ana Maria Carvalho, Miralda Rodrigues e Odicéa Sacramento

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

II FEIVEST DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA

Nos dias 17 e 18 de outubro foi realizado, na UFPA, Campus Universitário de Abaetetuba, o 2° FEIVEST (feira do vestibular), com o tema: Política, Públicas e Desenvolvimento Local. A finalidade da feira é proporcionar aos vestibulandos o conhecimento dos cursos ofertados pela universidade, mostrando o que cada área aborda.

Segundo Rafael Silva, presidente do Diretório Acadêmico do campus e um dos organizadores do evento, a expectativa para essa segunda edição do evento era baixa devido à greve das escolas públicas estaduais do ensino médio. Apesar disso, a equipe organizadora buscou trazer vários atrativos a fim de chamar atenção dos visitantes da Feira.

Rafael Silva concedendo entrevista




Já para a aluna Malena Chaves, estudante do cursinho popular do campus, a feira é uma oportunidade que os vestibulandos têm de conhecer os cursos na hora antes de optar por um deles. Malena, que faz parte de um grupo de alunos do PUA (Projeto Universidade Aberta), aproveitou a oportunidade da feira para expor o projeto.

Malena Chaves, aluna do PUA
Além dos cursos oferecidos pelo campus, este ano, a feira contou com a participação de discentes dos cursos de Biologia e de Engenharia de Pesca do campus de Bragança. Vitor Sousa, um dos representantes do curso de Engenharia de Pesca, disse estar feliz por participar pela primeira vez da Feira no campus. Para ele, seu principal objetivo era apresentar aos vestibulandos a Engenharia de Pesca, buscando influenciá-los na escolha do curso superior.

Vitor Sousa sendo entrevistado por nossa equipe
Dentre as muitas atrações culturais do evento, estava a cantora Cici Quaresma que encantou a todos com sua bela voz. A cantora, que diz cantar todos os estilos de música agradeceu a oportunidade de estar na II FEIVEST.

Cici Quaresma em uma de suas apresentações

Outra atração que encantou os presentes foi o grupo de dança "Encantos da Terceira Idade" que retratou o estilo de dança típico do estado, o carimbó.




Na sexta-feira, o movimento foi bem maior. Pela manhã já se podia ver um bom número de alunos que aumentou pela parte da tarde.


Como balanço geral, a coordenação do evento declarou que, apesar de um número de alunos abaixo do esperado, a Feira apresentou êxito e serviu como desafio para a edição do próximo ano.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

INCLUSÃO DIGITAL

Em nossa leitura sobre o uso das tecnologias digitais e a nova concepção de alfabetização nessa área, na disciplina Recursos Tecnológicos no Ensino do Português, podemos constatar que a exclusão digital ainda é uma realidade bem presente em nosso país.
Muito se tem discutido sobre as questões de alfabetização e letramento digital. O mundo atual requer mais do que o simples conhecimento de noções acerca da importância que as novas tecnologias têm.
Apesar de exigências cada vez maiores no campo do saber tecnológico, muitos professores não dispõem desse acesso, talvez porque não acompanharam essa evolução ou porque não lhes foi garantido uma formação voltada para esse fim. No entanto, o professor deve ser orientador nesses processos. O papel do professor é ser um suporte entre a tecnologia e a aprendizagem do aluno. FELIZ DIA DO PROFESSOR!
Referencia: FRADE, Isabel Cristina A. da Silva. Alfabetização digital: problematização do conceito e possíveis relações com a pedagogia e com aprendizagem inicial do sistema da escrita. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005, p. 73-76

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

AS CRIANÇAS E OS LIVROS

O dia das crianças vai chegando e é uma boa ocasião para presentear os pequenos com um valioso presente: um bom livro.

criancas lendo

E para quem pensa que livros são apenas para as crianças que já sabem ler, pesquisas mostram que ler para bebês de forma regular melhora seu desempenho escolar futuro. Para os ainda bem pequenos, nossa sugestão são livros chamativos, com bastante figuras coloridas para que a criança folheie.
leitura infantil

O incentivo à leitura deve começar desde cedo.
Não deixe o dia das crianças passar em branco. Apresente esse mundo mágico e dê a oportunidade das crianças construirem um conhecimento pessoal!
  
Dicas:
Dê só uma olhada em alguns dos benefícios da leitura nos pequenos no site http://br.guiainfantil.com/leitura-infantil/94-estimulos-a-leitura-infantil.html

E para quem acha que é difícil criar esse hábito nas crianças, temos uma sugestão de blog: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/06/como-criar-o-habito-da-leitura-na.html

 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013


Sejam bem vindos ao nosso blog!

Nosso objetivo aqui é apresentar questões relacionadas à prática da leitura, valendo-nos de estratégias para desenvolver essa habilidade, ressaltando sua importância no mundo social.
A equipe organizadora deste blog é formada pelas graduandas do curso de Letras , turma 2010, da Universidade Federal do Pará, Ana Maria Carvalho, Miralda Rodrigues e Odicéa Sacramento.